Estado inicia implantação do projeto ‘Morango Saudável’

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) assinou nesta segunda-feira (06), às 12 horas, o termo de cooperação técnica para proteger a cultura do morango quanto ao uso indiscriminado de agrotóxicos. O objetivo é manter a produção dentro das normas sanitárias vigentes de prevenção de contaminações.

A meta da Secretaria é elevar a produtividade com o uso adequado das tecnologias disponíveis e, assim, garantir a sustentabilidade da cultura na área produtora, notadamente, a Região Serrana do Estado. A medida é o primeiro passo para a implantação do Programa ‘Morango Saudável’ coordenado pela Seag.

Estiveram presentes na solenidade, realizada na Secretaria de Agricultura, além do secretário da pasta, Ricardo Santos, o gerente estadual do Programa, Dalmo Nogueira, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Antônio Francisco Possati, o presidente do Incaper, Evair de Melo, o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger e o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roekep.

O secretário Ricardo Santos falou sobre a importância de proteger a produção de morango. “Os mil produtores de morango do Espírito Santo estão com a produção regularizada, mas com esta ação pretendemos fortalecer ainda mais as plantações para que não haja futuros problemas”, afirma.

O termo de cooperação técnica define que a Seag fica responsável por coordenar e articular a execução das ações, dentre as quais, tomar as medidas para a implantação do Selo do Morango com código de barras, que vai permitir a rastreabilidade da fruta produzida em terras capixabas.

O Idaf vai trabalhar para intensificar o sistema de fiscalização quanto ao comércio e uso de agrotóxicos. Além disso, vai divulgar a listagem de agrotóxicos legalizados para a cultura do morango, ampliar a fiscalização no trânsito de mudas em todo Estado e elaborar programas de treinamento em aplicação de agrotóxicos para produtores e vendedores de insumos.

Já Incaper deve elaborar uma planilha de controle sobre a aplicação de agrotóxicos, para ser distribuída aos produtores; viabilizar cursos de capacitação para técnicos municipais e produtores, implantar os princípios da produção integrada para a cadeia produtiva do morango; desenvolver pesquisas sobre a aplicação de novas tecnologias na cultura e ainda intensificar a assistência técnica aos produtores da fruta.

As prefeituras de Domingos Martins e de Santa Maria de Jetibá vão dar apoio logístico ao desenvolvimento de todas as ações, disponibilizando estrutura física e operacional para capacitação e cedendo dois técnicos de suas respectivas secretarias de Agricultura para trabalhar em conjunto com a equipe do Incaper.

Segundo o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roekep a iniciativa de produzir um morango mais saudável através da ação é uma iniciativa do Governo do Estado, que será intensificada junto aos produtores da região.

Para o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger a medida contribui para a boa imagem do Espírito Santo em relação à produção do morango, valorizando assim, o trabalho dos agricultores.

As medidas resultarão numa ação conjunta da Seag com seus órgãos vinculados – Idaf e o Incaper – e com as prefeituras de Domingos Martins e de Santa Maria de Jetibá, dois dos principais municípios produtores.

Parceria

Segundo o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, a parceria com os municípios é o caminho para melhorar ainda mais a vida do homem no campo. “Estamos aumentando a parceria com as prefeituras para intensificar a assistência técnica e a extensão rural ao produtor. Esse é um momento importante de consolidação de uma atividade que envolve cerca de mil propriedades, as quais têm na cultura do morango uma fonte certa de geração de renda”, destaca Melo.

Nesse sentido, o Incaper vai reativar, nos próximos dias, o escritório local de Pedra Azul, em Domingos Martins, para atender o distrito de Aracê. Serão dois veículos e um engenheiro agrônomo do Instituto, além de dois técnicos da prefeitura que vão trabalhar tanto no Pólo de Morango como em outras atividades, para atender os agricultores da região. Já para Santa Maria de Jetibá, o Incaper disponibilizou um veículo, e a prefeitura irá colocar mais um técnico à disposição dos produtores.

Morango

A cultura de morango ocupa, atualmente, 187 hectares de área plantada no Estado, de acordo com o levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma produção estimada em 7.470 toneladas/ano, que foram cultivados em cerca de mil propriedades rurais.

A produção resulta em, aproximadamente, R$ 5,5 milhões, gerando cerca de 2.500 empregos diretos, se constituindo num importante fator de distribuição de renda e de fixação do homem no campo.

Para 2009, a expectativa é de uma estabilização na área plantada em decorrência da falta de mudas de qualidade, e também devido ao elevado custo de produção e os riscos fitossanitários, próprios da cultura.

As condições de clima e solo da Região Serrana, a introdução de novos materiais genéticos e a melhoria do nível tecnológico da cultura, têm estimulado os produtores capixabas, que aos poucos, estão se adequando à produção sustentável.

Os principais municípios produtores de morango do Estado são: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Castelo, Venda Nova do Imigrante e Afonso Cláudio. Vale registrar que nos últimos dois anos, houve uma expansão da cultura nas regiões de Tijuco Preto, em Domingos Martins, e de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá.

* Texto assessoria Incaper

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS